ASTON MARTIN

A marca inglesa Aston Martin foi inicialmente fundada em 1913 com o nome de Bamford & Martin por Lionel Martin e Robert Bamford. Acoplando um motor de quatro cilindros ao chassis de outro carro, eles produziriam em 1915 o seu primeiro automóvel.


Devido a sucessivas mudanças de dono, é em 1926 que a marca é baptizada com o seu nome actual, sendo ele inspirado na prova de subida de montanha de Aston Clinton e no seu fundador Lionel Martin. A Aston Martin sempre apostara na competição, mas devido a uma nova crise ela seria forçada a apostar nos carros para estrada (até ao inicio da II Guerra Mundial apenas tinham sido criados 700).


Com a compra da marca por David Brown em 1947 a marca iniciaria a produção de automóveis com as iniciais DB sendo lançado em 1950 o DB2. Mas foi com o lançamento do DB4 que a marca alcançaria a reputação, sendo ela cimentada pelo lançamento do DB5 em 1963.


A Aston Martin atravessou vários momentos difíceis sendo constantemente comprada, ela viria a ser novamente comprada em 1993 pela Ford. Graças a um grande investimento da Ford na inovação, a Aston Martin iniciaria um período de ascensão e estabilidade, período em que seria lançado o Aston Martin Vanquish.

 
Em 2005 a Aston Martin regressa à competição, criando para isso uma nova divisão, a Aston Martin Racing competindo com um DBR9 nas provas de GT e 24h de Le Mans.

© 2019 - 2020 Top Clássicos - Todos os direitos reservados - topclassicos@gmail.com