CATERHAM

A marca britânica Caterham foi fundada em 1973 por Graham Nearn, altura em obteve os direitos de produção do modelo Lotus Seven.


Nos anos 60 a Lotus apresentou um modelo desenhado por Colin Chapman: o Lotus Seven, tendo este modelo vindo a revelar-se um sucesso de vendas. Quando o modelo começou a ficar ultrapassado, a Lotus anunciou que deixaria de produzir o Seven, altura em que Graham Nearn adquiria os direitos de produzir o modelo sob outro nome, dando início a marca Caterham.


A Caterham apenas produz um modelo: o Caterham 7, este modelo tal como o Lotus Seven é construído a partir de folha de alumínio unida a um chassis de aço tubular. Este modelo possui motor à frente, tracção traseira, apenas dois bancos e em algumas versões chega a pesar menos de 500 kg. Utilizando um motor da MG Rover, o Caterham 7 conseguiu atingir os 100 km/h em apenas 3.4 segundos. Devido à sua alta performance, ele foi proibido de competir em competições como a FIA.


Seguindo o exemplo do Lotus Seven a Caterham começou a vender os seus carros em kits, assim era possível aos clientes comprarem o carro sem pagarem o imposto automóvel. Ficando assim à escolha do comprador, montar o carro ou pagar a montagem do mesmo, podendo também ser montado pela Caterham e ficar registado como um automóvel normal.

© 2019 - 2020 Top Clássicos - Todos os direitos reservados - topclassicos@gmail.com