CHEVROLET

Diz a lenda que o logótipo em forma de gravata borboleta foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet.  

A marca americana Chevrolet foi fundada em 1911 por Louis Chevrolet e William C. Durant. Louis Chevrolet era um corredor de carros nascido na Suiça e William C. Durant fora o fundador da General Motors. Após o seu afastamento da General Motors em 1910, William C. Durant, de maneira a relançar a sua carreira contactou Louis Chevrolet para fundarem uma nova marca de automóveis.


Um ano depois, a Chevrolet introduziu o modelo Clássico Seis para competir com o Ford T e em 1913 apresentava o seu logótipo. Em 1915 a Chevrolet alargou a sua produção para o Canadá, criando a Chevrolet Motor Car Company of Canada, mas três anos mais tarde estas fábricas seriam compradas pela General Motors.


Em 1916 a Chevrolet já possuía capital suficiente para permitir a William C. Durant comprar a maioria da General Motors. Após o negócio estar fechado, Durant passou a ser o novo presidente da General Motors, levando a Chevrolet a inserir-se na General Motors como uma divisão autónoma.


Em 1955 a Chevrolet introduz o motor V8 com diferentes cilindragens, estando o mais potente deles acoplado a uma caixa manual de três velocidades. Esse motor era capaz de alcançar os 100 km/h em apenas 8.4 segundos, o que era impressionante para a época.


A Chevrolet teve uma grande influência no mercado automóvel americano, sendo um em cada dez automóveis vendidos um Chevrolet.


A Chevrolet nunca teve grande expressão na Europa, apostando a partir de 2005 nos automóveis Daewoo. Dependendo do país a Chevrolet começou a comercializar os Daewoo com o seu próprio nome, como é o caso português.

© 2019 - 2020 Top Clássicos - Todos os direitos reservados - topclassicos@gmail.com