HONDA

A marca japonesa Honda foi fundada em 1948 por Soichiro Honda.


Com o final da guerra o Japão ficou em ruínas, foi por isso necessário reconstruir o país incluindo os meios de transporte. Para isso, Soichiro Honda apresentou uma bicicleta com um motor (anteriormente um gerador agrícola) a 2 tempos acoplado. Este veículo mostrou-se desde logo um sucesso devido aos baixos custos de produção e transporte. Quando o stock de motores se esgotou, Soichiro Honda desenvolveu o motor Type A que substituiria o anterior.


Em 1949 a Honda criou o Dream D-Type, um motor de 98 cc com 3 cv.


Em 1959 a Honda aventurou-se no mercado americano com a scooter C100 Super Cub. Este modelo passou a ser o veículo mais bem-sucedido de toda a história, vendendo 50 milhões de unidades em todo o mundo (nos anos 70 a Honda passou a ser o principal produtor de motociclos).


Em 1963 a Honda desenvolveu os seus primeiros automóveis: o T360 e o desportivo S500. O Honda S500 era um roadster com um motor de 492 cc que debitava 44 cv. Mas a filosofia dos motociclos era evidente, este modelo possuía um redline às 9500 rpm e transmissão às rodas traseiras através de um corrente, tal como nas motos.


A Honda teve dificuldade em entrar no mercado automóvel americano, o primeiro automóvel a ser importado foi o Honda N600 um pequeno utilitário de apenas 600 cc. Devido às suas pequenas dimensões o modelo foi um fracasso pois a população americana estava habituada a grandes automóveis com elevadas cilindradas.

 
Em 1972 a Honda lança o Civic, modelo um pouco maior que o N600, não deixando de ter pequenas dimensões. Devido à crise energética de 1973 o governo americano reformulou as leis para as emissões automóveis. Pelo que a introdução de catalisadores levou a um grande aumento no preço dos automóveis.

 
Em 1975 a Honda lançou o Civic com o novo motor CVCC (Combustão Controlada por Vortex Composto) este motor foi um marco na indústria automóvel, devido à sua excelente combustão. Este novo motor cumpria as leis de emissões sem necessitar de catalisadores. Devido à sua boa combustão, permitia realizar baixos consumos, pelo que permitiu que a Honda se estabelecesse no mercado americano.


Em 1976 a Honda lançou o Honda Accord, um modelo maior que o Civic que imediatamente agradou ao mercado.


Em 1986 a Honda criou uma nova divisão de luxo: a marca Acura. Sendo o seu primeiro modelo lançado o Acura Legend, com um motor de 2500 cc com 151 cv.


Em 1987 a Honda é a primeira marca a introduzir a direcção às 4 rodas (4WS), lançando-a no Honda Prelude.


Em 1989 a Honda lança aquele que é o seu motor mais conhecido: o VTEC. Este novo motor permite baixos consumos e elevada potência, recorrendo para isso a duas árvores de cames, uma menor para andamentos controlados e uma maior para elevada potência.
 

Em 1999 a Honda lançou o Honda S2000 um roadster com o motor atmosférico mais potente do mundo.


A Honda lançou em 2006 o novo Civic, um modelo que causou um grande impacto devido às suas linhas futuristas.


Recentemente a Honda passou a disponibilizar motorizações híbridas nos modelos Civic e Accord.

© 2019 - 2020 Top Clássicos - Todos os direitos reservados - topclassicos@gmail.com