LANCIA

A marca italiana Lancia foi fundada em 1906 por Vincenzo Lancia e Claudio Fogolin. Vincenzo Lancia era piloto de testes da Fiat e um dos mais rápidos pilotos da época.


Os primeiros modelos da Lancia tinham a característica de os seus nomes fazerem referencia às letras do alfabeto grego.

 
A Lancia começou a destacar-se pelos seus automóveis leves e inovadores, tal como aconteceu com o Lancia Theta em 1913, o primeiro automóvel a incorporar um sistema eléctrico. Mas é em 1922 aquando do lançamento do Lancia Lambda que a Lancia começou a ficar na boca do mundo. O Lancia Lambda ficou conhecido pelas suas inovações técnicas, tais como a suspensão independente e chassis monobloco.


Em 1937 a Lancia lança o Aprilia um automóvel compacto de 4 portas cujo sucesso de deveu em grande parte ao preço competitivo. Nesse mesmo ano Vincenzo Lancia morre de ataque cardíaco.


Em 1951 é lançado o Lancia Aurélia GT, aquele que foi considerado o primeiro veículo de grande turismo, tornando-se num autêntico sucesso de vendas.


Em 1956 Juan Manuel Fangio sagrou-se campeão do mundo de Fórmula Um ao volante de um Lancia D50 preparado pela Scuderia Ferrari.


A Lancia numa tentativa de produzir automóveis de elevada qualidade começou a ter problemas financeiros o que a levou a ser adquirida pela FIAT em 1969.


Em 1972 é lançado o Lancia Stratos HF um automóvel de linhas irreverentes. O Lancia Stratos foi construído de raiz para a competição em rally, tendo ganho o campeonato de rally em 1974, 1975 e 1976. Pouco tempo depois o Lancia Stratos foi substituído pelo Fiat 131 Abarths no campeonato de rally.


Em 1974 é lançado o Lancia Delta, modelo que ficaria muito popularizado na sua versão HF Integrale, devido às vitórias conseguidas no WRC (World Rally Championship) de 1987 a 1992. O Lancia Delta HF Integrale tornou-se no modelo com mais vitórias alcançadas em rally.


Em 1995 a Lancia começou a exportar os seus automóveis para os Estado Unidos.


Em 1996 é lançado o Lancia Y, um pequeno utilitário de linhas originais que veio substituir o Lancia Y10.


Em 2002 a Lancia lança o Thesis um modelo luxuoso de linhas retro.

© 2019 - 2020 Top Clássicos - Todos os direitos reservados - topclassicos@gmail.com