MITSUBISHI

Um diamante de três pontas que remete à resistência e preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: 'Mitsu' significa três em japonês; 'Bishi', diamante. 
 

A marca japonesa Mitsubishi foi fundada em 1870 por Yataro Iwasaki.


A Mitsubishi começou como uma empresa de transporte marítimo, vindo a lançar-se nas mais diversas áreas o que a tornou numa das maiores empresas japonesas.


Em 1917 a Mitsubishi lança o seu primeiro automóvel, o Mitsubishi Modelo A. Este modelo tinha como característica uma carroçaria totalmente feita a partir de madeira de cedo branco. Deste modelo apenas se produziram 22 unidades tendo a Mitsubishi abandonado a sua produção por este apresentar um preço muito elevado.


Em 1918 a Mitsubishi lança o protótipo de um camião.


Em 1932 a Mitsubishi lança um automóvel com um motor a diesel.


Em 1934 a Mitsubishi lança o PX33, o primeiro automóvel japonês com tracção integral.

Este automóvel foi produzido em colaboração com o governo japonês para fins militares.
 

Após a II Guerra Mundial a Mitsubishi foi dividida em três partes por decisão dos aliados. Poucos anos depois com o renascer da economia japonesa, a Mitsubishi lança o Mitsubishi 500 em 1960, um veículo que vinha de encontro às necessidades do mercado japonês.


Em 1962 é lançado o Mitsubishi Colt e em 1969 o Mitsubishi Galant.


Tendo em vista o aumento das suas vendas a Mitsubishi coligou-se à Chrysler em 1971, passando esta a adquirir 15% da Mitsubishi. Com isso a Mitsubishi passou a exportar os seus veículos para outros continentes sob o nome da Chrysler.


Em 1973 é lançado o Mitsubishi Lancer, um dos modelos mais conhecidos da Mitsubishi.
Em 1980 a Mitsubishi atinge o objectivo de produzir 1 milhão de carros por ano, mas tal não aconteceu com o seu parceiro que por esta altura tentava evitar a falência. Por esse motivo a Chrysler vendeu a sua divisão australiana à Mitsubishi.


Em 1992 é lançado o Mitsubishi Pajero, uma aposta da Mitsubishi nos veículos SUV que viria a dar fruto pela elevada procura que viria a acontecer deste tipo de automóveis.


Em 1990 é lançado o Mitsubishi Eclipse, um coupé de linhas muito desportivas.


Em 1992 é lançado Mitsubishi Lancer Evolution, modelo utilizado no campeonato WRC (World Rally Championship). Ao longo dos anos foram lançadas varias versões do Mitsubishi Lancer Evolution, sendo em todas elas comum um motor de 2000 cc de elevada potência e tracção integral. Por estes motivos o Mitsubishi Lancer Evolution tornou-se num automóvel muito procurado por amantes de condução desportiva.

© 2019 - 2020 Top Clássicos - Todos os direitos reservados - topclassicos@gmail.com