OPEL

A marca alemã Opel foi fundada em 1862 por Adam Opel. A Opel começou por produzir máquinas de costura e bicicletas. Estas eram máquinas totalmente inovadoras para a época.


Em 1895 o fundador Adam Opel morre e o controlo da firma passa para os seus filhos.

No virar do século a Opel começa a produzir outra máquina inovadora: o automóvel. Para isso associou-se à Lutzmann. Depois de dois anos a trabalhar em parceria com Lutzmann, a Opel troca de parceiro e começa uma nova parceria com a marca francesa Darracq. A Opel passa então a lançar para o mercado, automóveis sob o nome Opel-Darracq.


Em 1906 a Opel começa a produzir automóveis da sua autoria, tendo lançado o Opel 4/8 cv em 1909, modelo que ficou conhecido como o "Carro do Médico". O facto deste e outros modelos serem disponibilizados a um preço muito económico, foi em grande parte responsável por a Opel se tornar na maior produtora de automóveis da Alemanha em 1914.
Em 1924 a Opel introduziu a primeira linha de montagem da Alemanha, o que permitiu tornar os seus automóveis cada vez mais acessíveis ao público em geral.


Depois da crise financeira dos anos 20, a Opel associou-se à GM (General Motors) na tentativa de encontrar estabilidade. Em 1929 a GM adquiriu 80% da Opel, aumentando o seu controlo para 100% em 1931. O acordo com a GM permitiu à Opel a expansão para outros mercados. 


A Opel passou a concentrar-se cada vez mais na produção automóvel, tendo vendido a produção de bicicletas à NSU em 1937.


Com o final da II Guerra Mundial a Opel retoma a produção de automóveis e recomeça a produzir em larga escala.


Nos anos 60 face à procura de modelos desportivos, a Opel lançou o Coupé GT um modelo com um comportamento mais dinâmico.


Com a crise petrolífera de 1973 a Opel viu-se obrigada a lançar novos modelos, tendo em vista um mercado com menores consumos de combustível e menores emissões para a atmosfera. Um desses novos modelos foi o Opel Corsa, lançado em 1982. Este tornou-se no modelo mais bem sucedido da Opel ao longo das suas diversas gerações. Em 1993 é lançada uma potente versão do Opel Corsa, o Opel Corsa 1.6 GSi 16v com 111 cv.


Ao longo dos anos a Opel sempre procurou melhorar a eficiência dos seus motores, para isso a Opel lançou em 2004 o Opel Vectra OPC 1.9 CDTI de 212 cv, o motor a Diesel com a melhor relação cilindrada/potência do mercado. Este modelo é capaz de alcançar os 100 km/h em apenas 6.5 segundos mantendo sempre consumos muito baixos.


A Opel passou a disponibilizar em praticamente todos os modelos, versões OPC (Opel Performance Center), passando estas a serem as suas versões mais desportivas. Sendo a mais recente o Opel Corsa OPC com um motor 1600 cc com 192 cv.
 

© 2019 - 2020 Top Clássicos - Todos os direitos reservados - topclassicos@gmail.com