SKODA

A marca checa Skoda foi fundada por Václav Laurin e Václav Klement em 1895. A Skoda começou como uma fábrica de bicicletas sob o nome de Laurin & Klement na antiga Checoslováquia.


Em 1898 a Laurin & Klement constrói a sua primeira bicicleta com motor.


Em 1905 a Laurin & Klement lança-se na produção automóvel com o Voiturette A.


Depois de um incêndio na sua fábrica a Laurin & Klement foi em busca de um parceiro para poder voltar à actividade. Para isso coligou-se à Skoda Works uma empresa com vários anos de actividade na produção de armamento. Após essa coligação, a agora Skoda continuou a produção de automóveis que a Laurin & Klement havia iniciado.


Durante a II Guerra Mundial a Skoda viu-se obrigada a abandonar a produção de automóveis e a concentrar-se na produção de armamento.


Com o final da guerra o comunismo foi instaurado na Checoslováquia. Assim iniciou-se uma nova etapa para a Skoda que pouco tempo depois passaria a estar sob o domínio do governo.


Em 1959 é lançado o Skoda Octavia e o Skoda Felicia que não era nada mais que uma versão cabriolet do Octavia. Estes modelos tinham a característica de possuírem tracção traseira com a colocação do motor à frente.


Estes e outros modelos ajudaram a Skoda a ficar conhecida pela fiabilidade dos seus automóveis.


No final da década de 60 as vendas da Skoda começaram a diminuir, por isso a Skoda passou a produzir apenas modelos de baixa gama com o motor colocado atrás.


Ao fim de muitos anos dá-se uma grande reviravolta na Skoda com o lançamento do Skoda Favorit em 1987.


Este modelo foi o regresso da marca aos motores frontais, mas agora com tracção frontal. O Skoda Favorit contou com a colaboração da italiana Bertone que foi responsável pelo seu design.


Em 1989 dá-se a queda do regime comunista na Checoslováquia e com isso abriram-se novas possibilidades para a Skoda. Para poder modernizar os seus automóveis e instalações a Skoda foi em busca de um investidor.


A Skoda passaria então para o controlo da Volkswagen em 1991. Desde logo, a Volkswagen começou a investir na Skoda e em 1994 era lançada uma versão totalmente nova do Skoda Felicia.


Em 1996 é lançada a nova versão do Skoda Octavia e em 1999 é lançado o Skoda Fabia.
Com a inclusão no grupo Volkswagen, a Skoda retomaria a tradição de produzir automóveis fiáveis. Com isso conseguiu aumentar o seu volume de vendas e alcançar uma nova estabilidade financeira.

© 2019 - 2020 Top Clássicos - Todos os direitos reservados - topclassicos@gmail.com