SMART

A marca alemã Smart foi fundada pela Mercedes Benz em colaboração com a Swatch em 1994. O projecto de criar um automóvel de fácil estacionamento foi concebido pela Swatch. O pequeno citadino estacionado de frente, deveria ocupar o mesmo espaço que um automóvel normal estacionado de lado, permitindo assim o estacionamento de 3 Smart no espaço de um automóvel.


Para poder levar o seu projecto avante a Swatch coligou-se com a Mercedes-Benz, criando a sua fábrica em Hambach na França.


Como a versão final do projecto acabaria por não ser do agrado da Swatch que pretendia um automóvel de motorização ecológica e após elevadas perdas financeiras, faria com que a Swatch abandona-se o projecto.


Em 1998 é lançado o Smart Fortwo, este modelo foi inicialmente disponibilizado com um motor a gasolina de 3 cilindros de 599 cc que mais tarde viria a ser aumentada para 698 cc. Mas o lançamento do Smart Fortwo não obteve grande aceitação, devido à ocorrência de problemas na estabilidade do veículo. À parte disso o Smart Fortwo tinha a característica de poder ser adquirido num elevado leque de combinações de cores, o que levou a algumas dificuldades na fase de registo do automóvel.


Em 2003 é lançado o Smart Roadster, este modelo foi inspirado nos roadster britânicos da década de 60. O Smart Roadster apesar das suas características desportivas e imagem agressiva era disponibilizado com motores de baixa potência que tinham por objectivo um baixo consumo de combustível. Apesar de no ano de lançamento a produção superar as expectativas, não tornou o Smart Roadster num bom investimento. Os elevados custos com a garantia, levaram a que o Smart Roadster fosse um fracasso financeiro e por isso a cessar a sua produção em 2005.


Em 2004 a Smart lançou o Forfour o primeiro modelo da Smart com mais de 2 lugares. Este modelo foi produzido em colaboração com a Mitsubishi tendo o Smart Forfour e o Mitsubishi Colt partilhado vários componentes.


Em 2007 é lançada a 2ª geração do Smart Fortwo, sendo actualmente o único modelo em produção da Smart.

© 2019 - 2020 Top Clássicos - Todos os direitos reservados - topclassicos@gmail.com